O que todo escritor (ou aspirante) deve saber - De iniciante pra iniciante

/
0 Comments
A luta é diária. Há quem pense que quem escreve senta em frente do computador e manda bala. Seria ótimo se fosse assim, mas não é.
  • Lutamos a cada dia contra uma opressora maligna chamada preguiça;
  • Desafiamos a nossa própria mente a encontrar emoções dentro de personagens que ela mesma criou;
  • Nos decepcionamos com nós mesmos, mas não podemos desistir, caso contrário, ficarão guardados na gaveta, ou na memória do computador, cenas inacabadas, textos incompletos, estórias sem um fim...
  • Estudamos e lemos como ninguém. Pra cada página escrita leia um livro inteiro, ou seu trabalho será só mais um. Sem base ele cai por terra.
  • Precisamos saber sobre o mercado editorial, ou a concorrência capacitada nos vence. A sorte existe, mas esperar por ela é como passar a vida na miséria esperando ganhar na mega-sena. Dependa somente de você!
  • Precisamos, ao menos, conhecer história, filosofia, psicologia, antropologia... Você quer escrever um livro ou ser um escritor? Escrever um livro é relativamente fácil! Você faz textos, publica e pronto! Ser escritor é um ofício, uma profissão, e como qualquer outra requer estudo, conhecimento e muita dedicação, caso contrário, você será só mais uma pessoa que escreve livros;
  • De vez em quando a inspiração acaba e... Você escreve assim mesmo! Para isso aprendemos técnicas e métodos específicos para escritores. De novo volto ao ponto do estudo, ele é fundamental;
  • A página em branco é uma inimiga, mas deve ser vencida. Escreva o que “for chegando”. É melhor ajustar erros do que desistir sem nem tentar;
  • Não se ache o melhor, você não é! Antes de você vieram outros muito mais inteligentes e envolventes. Se você escreve pra receber elogios e ganhar fama, desista! Um bom escritor não pode ter o ego maior do que sua arte, aí o foco muda totalmente. As pessoas querem suas histórias e não você!
  • Um livro pode ser um filho, mas não pode ser mimado! Ele deve ouvir os mais velhos, conversar com os amigos e sempre amadurecer. Se ele for mimado ele sempre será o filhinho do papai/mamãe, e você, pai/mãe coruja vai impedi-lo de crescer. Se ele não crescer ele morre antes que alguém o ame.

A princípio são esses conselhos. Se souber de mais algum ou quiser socializar comigo, é só comentar! Diga o que achou do blog e compartilhe! Até breve!


You may also like

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.